quarta-feira, 17 de julho de 2024

Maglore - Minha (atual) banda nacional preferida

Alguns anos atrás, assistindo Shippados, uma série da Globo Play com a Tatá Werneck e o Eduardo Sterblitch (criação de Fernanda Young e Alexandre Machado), ouvi uma música que me tocou lá no fundo do peito: Motor. Fui procurar a música completa, achei a banda Maglore, mas parei por ali.
Segui encantada com a letra. Tanto que, um tempo depois, ouvi a Pitty cantando uma música lindíssima e pensei "já ouvi isso antes". Bingo! Ela regravou Motor e deixou tão linda quanto a original, mas com um toque diferente, mais a cara dela.
Pouco depois, mais uma versão: Gal Costa. Outra vez, parecendo uma música nova, com jeito de Gal, me apaixonei pela 3ª vez pela mesma música como se ela fosse inédita.
Não lembro em qual ponto aconteceu, entre Pitty e Gal, que resolvi ouvir o resto da Maglore e meu Deus do céu! Que banda boa! Já são anos ouvindo muito, ouvindo tudo e desejando um show deles que eu possa ir.
Em novembro eu quaaaaase consegui ir a um show que eles fizeram em SP, enquanto eu estava por lá. Cheguei a reprogramar minhas rotas e passeios daquele dia, mas a Buser deu o maior vacilo, um rolo de passagem cancelada e tive que voltar pra casa na manhã do dia 15/11. O show foi na noite do mesmo dia. Uma pena, mas um dia vai dar certo.
Agora, especificamente sobre as músicas, recomendo muito que comecem pelo disco V e daí sigam para os outros, conforme o coração mandar. Quando já estiverem apaixonados, ouçam o Ao Vivo deles e terminem com o Maglore Acústico, lançamento mais recente até aqui.
Algumas músicas são gostosinhas de cantar sozinha no chuveiro, como Dança Diferente. Outras são boas para cantarolar mesmo sem prestar atenção na letra (mesmo elas sendo todas ótimas), como Se Você Fosse Minha, que outro dia a Alice estava com ela grudada na cabeça por causa do refrão meio chiclete. Ou ainda, a gostosinha Café Com Pão, que tem um lá lará lará muito bom de cantarolar o dia todo.
Tem as poesias maravilhosas também, como é o caso de Motor, Não Existe Saudade no Cosmos (Erasmo Carlos gravou, tá? Não é qualquer coisa essa banda!), Amor Antigo e mais umas dezenas que eu posso listar e recomendar que sirvam de trilha sonora para lindos e grandes amores ou grandes amores perdidos.
Uma, em especial, me deixa sempre impressionada quando ouço: Maio, 1968. Essa poderia facilmente ter sido escrita e gravada pelo Secos e Molhados. Tem a cara de Ney Matogrosso com um toque de Beatles. Uma melodia maravilhosa, uma letra daquelas que você ouve e visualiza as cenas... Além de ser uma aula de história sobre os fatos de maio de 1968 em forma de música. Hipnotizante.
Inclusive, falando em Secos e Molhados, eles gravaram Fala e ficou boa demais!
Algumas eu escolhi como minhas trilhas pessoais: 
  • Dança Diferente, que eu já citei e dá vontade de dançar como no clipe.
  • Mantra, que sempre me faz pensar e repensar muita coisa.
  • Aquela Força, que sempre me dá uma força extra quando tô precisando recuperar o fôlego.
  • Espírito Selvagem, que sempre me deixa feliz quando ouço, de um jeito que eu sorrio sozinha enquanto canto.
  • Calma que, bem, me acalma mesmo.
Ah... Muito difícil ficar listando aqui, porque eu gosto muito de todas, algumas por mais de uma razão, inclusive. Poesia + ritmo + identificação + reflexões... É o caso de Transicional, que tem uma melodia e letra lindas e, mesmo não falando diretamente comigo, me deixa muito encantada com a beleza dela.
Sério:

"Ela vai se apaixonar outra vez
De novo e de novo
E até sem querer
E perceber que não são os outros
É perceber tudo que se é
Por tanto tempo teve que viver
Na sombra dos que os outros vão entender
E não há certo
E não há errado
É sobre ser
Tudo que se é"

Que coisa linda! De um jeito super simples, mas lindo!
Se vocês forem clicando nos links que eu postei aí, vão entender porque a Maglore é a banda nacional que eu mais ouço nos últimos tempos.

***
E para quem quiser conhecer melhor a banda, ver agenda de shows, curtir umas fotos etc. e tal, tá aqui:
Instagram deles
Canal do Youtube
Wikipedia deles, um pouco desatualizada
Bônus: playlist das músicas que tocam na série Shippados. Tem muita coisa boa além da Maglore. Vale a pena ouvir!

***
Trilha Sonora: Maglore, claro.

Nenhum comentário: