quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Para os amantes da (boa ou não tão boa) literatura

Ontem, passeando de blog em blog, achei uma indicação de uma rede social mil vezes mais interessante que o Orkut. Chama-se Skoob. É baseada em livros (e reparem que skoob é books ao contrário).
Funciona assim: você faz seu cadastro (coisa de nem 5 minutinhos), entra nos catálogos de livros mais lidos ou últimos adicionados ou, ainda, busca por um específico e marca se você já o leu, está lendo, relendo, abandonou ou gostaria de ler. Quando você adiciona uma marcação no livro, ele vai para a sua estante. Depois você ainda pode marcar quantas estrelas merece e fazer uma resenha sobre ele.
Também há a possibilidade de, durante a leitura de um livro, usar o site como diário e marcar nele suas impressões sobre tal página para, no final da leitura, poder ter um registro completo do que foi a experiência para você.
Mas aonde entra a "rede social"? Entra no fato de você ter acesso às resenhas que outras pessoas fizeram, poder adicionar e/ou seguir quem você encontrar por lá e ver qual a compatibilidade literária entre vocês. E, como já é costume em toda rede, você também pode deixar recados para as pessoas (para saber mais detalhes sobre um livro que a pessoa tenha lido ou apenas para dizer um olá).
Adorei isso e estou desde ontem brincando por lá.
Entre minhas marcações todas, percebi que li muuuuitos livros infanto-juvenis (alguns por opção, outros por causa da matéria de Literatura Infanto-juvenil que cursei há uns semestres e, depois disso, dos projetos que acabei me envolvendo nessa mesma área), poucos clássicos e, entre todos, muita coisa que eu nem me lembrava mais. Também há muitos que eu li e não encontrei por lá.
Enfim, pra quem se cansou do Orkut há tempos, não vê utilidade para o Twitter (como eu!) e gosta mesmo é de literatura, é uma boa dica e uma ótima maneira de passar o tempo.
Quem quiser dar uma fuçada na minha estante e saber mais sobre o que ando lendo, é só avisar que eu passo o link do meu perfil.

[Edit] Meu navegador tá dando problema na hora de fazer o link funcionar. Não sei se vai falhar para mais alguém e nem sei qual o motivo disso. Então, o endereço certinho é http://skoob.com.br/
Além de tudo que eu citei, há mais alguns recursos lá e, detalhe, é todo em português (notaram que é .br , né?).
E se você não encontra um livro que procura, você mesmo pode adicioná-lo ao site.
Sinto que passarei os próximos meses (ou anos?) me divertindo nessa bagaça. [/Edit]

***
Terça-feira foi dia de TPM.

***
Trilha Sonora (mental): Fernando Porto acaba de começar a cantar aqui na minha cabeça. "(...) É, só tinha de ser com você. Havia de ser pra você (...)". Adoro essa música.

4 comentários:

Shelley Miretzki disse...

Oiiii
Já estou me cadastrando! Adorei a idéia! Me passa o link do seu perfil!
Obrigada pela dica!
beijinhos

** LÊ ** disse...

olá...
bem, vi no seu post a mesma reação que tive quando descobri este site a pouco menos de uma semana \o
depois quero ter o prazer de obsevar sua estante ;)

=*

photo phreak disse...

olha, um Orkut menos fútil! que maravilha! *-*

J. Lara disse...

Adorei a dica!
pra completar o que a menina aí de cima disse: um orkut pra quem pensa!