terça-feira, 10 de junho de 2014

O Meu Brasil Pra Gringo Ver

Nunca saí do país (posso dizer que nem do estado de SP eu saí, porque a única vez que pisei fora do limite de estado foi por algumas horas, só pra ir até o Paraná, que é aqui do ladinho, na formatura da minha irmã).
Só que ninguém precisa ter o passaporte cheio de carimbos pra saber qual é a imagem que os gringos têm de nós. Basicamente: carnaval, samba, mulata, e futebol. Isso com a floresta amazônica ao fundo e um copo de caipirinha na mão.
Mas quem é brasileiro sabe, o Brasil é muito mais que isso. E o Brasil é muito mais que muita coisa para cada um que vive aqui.
Se eu fosse guia turística, mostraria para os turistas o seguinte:
* Culinária basicona do Brasil. Nada das comidas baianas que todo turista conhece, nada do brigadeiro que já virou produto gourmet lá fora, nada da feijoada que toda escola de samba faz nas quadras pra engordar visitas. Eu mostraria o nosso arroz, feijão, bife e batata frita com saladinha de alface e o temperinho made in Brasil mesmo. E empadinhas de boteco. Coxinha não, que já virou estrelinha também. E escondidinho de carne seca com mandioca. E carne seca com cebola. E, a comidinha clássica da minha infância, ensinada pelo meu avô: arroz, feijão e farinha pra fazer bolinho e comer com a mão.
* Música brasileira além da Bossa Nova e Samba. Quando penso em música com cara de Brasil, Cordel do Fogo Encantado me vem na cabeça no mesmo instante. Acho que existe pouca coisa tão verdadeiramente brasileira do que Cordel. Já começa no nome da banda, fazendo referência à Literatura de Cordel, que apesar de ter vindo de Portugal, ganhou a cara do Brasil quando se popularizou no nosso Nordeste. Outra banda bem Brasil é Nação Zumbi.
São estilos que se parecem um pouco com ritmos africanos por causa da percussão bem marcada. Mas, como o Brasil adota um pouco de cada cultura e molda com a nossa cara, não tem nada mais brasileiro do que a música feita por essas bandas estilo Cordel e Nação Zumbi.
* Botecos. Acho que não tem em outro lugar boteco estilo os brasileiros. Tem pub, tem cafeteria, tem restaurante, tem lanchonete, mas botecão, aquele "pé sujo", com estufa de salgados e mesinhas dobráveis com logo das cervejas, isso só tem aqui. Ou não? Mesmo que tenha em outros lugares, o estilo botequeiro (eu disse boTEqueiro. Favor não ler errado) é uma coisa muito nossa.
* Pastel de feira com caldo de cana. Preciso explicar? Fica até numa categoria fora da culinária, porque não é SÓ comer o pastel e tomar caldo de cana. Tem toda a coisa de ir andar na feira, ouvir a gritaria, esbarrar nos carrinhos, escorregar num tomate caído no chão, sentir o cheiro dos temperinhos moídos na hora... É uma experiência sem comparação.

Então, turistas que queiram conhecer o Brasil fora do tradicional "carnaval+feijoada+mulata+floresta+futebol", procurem minha agência de viagens e agendem seus passeios.
Mentira.
Mas se quiserem impressionar uma galera gringa, experimentem minhas dicas. Acho difícil isso falhar e não fazer um estrangeiro se apaixonar pelo menos mais um pouquinho pelo Brasil.

***
#VaiTerCopaSim - Outro tema proposto pelo Rotaroots.

***
Trilha Sonora: Sem música hoje.

4 comentários:

Emi disse...

Pastel de feira com caldo de cana! Se os gringos soubessem falar português e se aventurassem fora do roteiro turístico, acho que eles iam ganhar muito mais do que ficar no estádio assistindo a copa! :p
Outras delícias gastronômicas que valem a pena serem apresentadas são: paçoca e mandioca frita (no boteco mais simprão do bairro, com certeza
beijos!)

Eliana Lee disse...


Já viajei pra 8 estados brasileiros. A meta é pisar em todos! E o próprio brasileiro tem as vezes uma visão errônea dos costumes dos outros estados. Os gringos, então... nem se fala! rs

Mas pastel de feira é a coisa mais sensacional de todas! rsrs adoroo
Sem falar que é como você disse, tem toda essa "aura" de feira, de andar e experimentar coisa, de ver gente. Delícia!

Obrigada pela visita lá no meu cantinho, fiquei feliz ;)
bjo

Mareska disse...

Arroz feijão bife batata frita, melhor comida do mundo <3 e boteco é só aqui? Desses tipo os nossos? Não sabia =O achava que boteco era algo meio universal!

Literatura Vip disse...

Oi Camilaaa!
hahaha ameiiiiii o pastel com caldo de cana hahahaha!
Verdade, tem muita coisa boa escondida, acredito que a culinária deve ser a melhor de todos os países kkkkkkk
Já visitei alguns estados e tb visitei a Africa do Sul, o Brasil precisa melhorar muitaa coisa viu?! A politica, justiça, educaçao, vixii é muita coisa, mas q nem vc disse, tem muita coisa boa ps gringos apreciarem!!!

Faço parte do seu grupo 8 on 8 e vim aqui visitar seu cantinho!
Tudo fofo e bem escrito!

Bjoos!
www.leituravipblog.com