segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Feliz dia do (bom) professor

Feliz dia do professor para todos aqueles que, de fato, estão à serviço da educação, lutando por um país melhor e ensinando entre português, matemática e ciências, um pouco de dignidade e cidadania aos alunos. O dever da escola não é dar educação de “bom dia, por favor, obrigada, me desculpe”, porque essa deveria vir de casa, mas na falta de pais que o façam, muitos professores assumem esse papel e ensinam também a educação que a família falhou em dar.
Parabéns aos professores que lutam por salários melhores e não desistem do ofício, mesmo diante de reajustes ridículos depois de tomar bomba de gás na cara e paulada da polícia no lombo.
Parabéns aos professores que sabem que kit gay não existe e pesquisam fontes antes de dar informações incorretas.
Parabéns aos professores que sabem que ensino é fundamental desde a pré escola até o médio, e que seu papel de mediador entre o aluno e o conhecimento deve ser feito ali, presencialmente, diariamente, com a troca de afeto e o olho no olho que muitos alunos só terão do professor, porque em casa os pais agridem, expulsam, humilham simplesmente porque o filho é quem ele é.
Parabéns aos professores que resgataram através do lápis e caderno o aluno que teria ido para o crime se não tivesse a oportunidade de ter um diploma.
Parabéns aos professores que não votam em candidato que quer destruir a educação.
Parabéns aos professores que amam o que fazem e o fazem com responsabilidade, seriedade, pensando no futuro dos alunos mais do que pensando em sua aposentadoria e licença prêmio (se é que teremos esses direitos nos próximos anos). Aos que educam por um país melhor, agradeço, admiro e apoio.
Aos outros todos, não dou parabéns. Desejo que repensem seus ofícios e mudem de profissão. Lecionar é, mais que um talento, um compromisso com o futuro. Se você não tem compromisso com o futuro das nossas crianças, não merece ser chamado de professor no dia de hoje.
(postado originalmente aqui )
***
Sou filha, irmã, sobrinha e amiga de muitos professores. Também estudei para ser professora (nunca quis, nem cheguei a pegar o diploma, mas poderia ter sido se quisesse). No fim das contas, trabalho na área administrativa de uma escola e cuido da vida funcional de muitos professores. Por tudo isso, vejo de perto quem são os que realmente merecem, no dia de hoje, os parabéns pelo interminável ofício de ensinar.

***
Trilha Sonora: desenhos na Netflix. Culpa da Alice.

Nenhum comentário: