Não sei em outras cidade do interior, mas nas duas onde morei existe um hábito "diferente" na hora de informar que fulano de tal morreu.
É assim: fulano de tal passa desta pra uma melhor (ou não, vai saber) e aí a família do fulano de tal paga para um carro que passa anunciando o falecimento, a hora e o local do sepultamento e quem se sentir convidado aparece por lá para se despedir do falecido e prestar suas condolências à família enlutada.
Então, vamos fazer de conta que eu morri. Aí o carro diria exatamente assim, porque é exatamente assim para todos que morrem:
"[som de sinos] Faleceu nesta manhã Mila Maria, filha do Sr. Fulano e Sra. Fulana. O corpo está sendo velado no lugar tal e será sepultado às X horas, no cemitério local. A todos que se fizerem presentes, a família enlutada antecipa seus agradecimentos [som dos sinos novamente]"
Daí que um dia, no meu antigo trabalho, eu estava atendendo um menino que devia ter no máximo 12 anos e durante o processo "sua mensalidade é X dinheiros e X centavos" passou o tal carro de som anunciando que sei lá quem havia batido as botas e, como sempre, no final disseram "a família enlutada antecipa seus agradecimentos".
Nisso o garoto olhou pra mim com uma cara de interrogação misturada com uma cara de tristeza e disse:
- Pôxa... Morre tanta gente dessa família, né?
- Que família? Não prestei atenção no nome de quem morreu.
- Essa família... Enlutada.
- Qual família?
- Enlutada.
- Enlutada?
- É. De novo. Toda semana eu ouço anunciar a morte de alguém dessa família. Coitados...
- Aaaah! Não é nome da família, não. Enlutada é a condição da família. Eles estão de luto porque perderam um parente, entendeu?
- Ah! Entendi! Bem que eu achava estranho morrer tanta gente da mesma família!
Pois é.
O profissionalismo me impediu de dar risada na cara do cliente, mais uma vez.
E, não. O fato de ser apenas um garotinho não me impediria de rir dele após dar a explicação.
E, sim. Quando o carro for anunciar a minha morte, pode mandar incluir um "E foi direto pro inferno" após o texto padrão.
***
Trilha Sonora: A Janela - O Círculo.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Imagine o tamanho da familia pra morrer taaaaaaaanta gente né?
Postar um comentário