domingo, 12 de setembro de 2010

Dúvidas que muito me perturbam

Dia desses eu estava conversando com uma colega de trabalho sobre crianças abandonadas, crianças que vão morar em abrigos e essas coisas tristes aí, quando resolvi que era hora de expor uma enorme dúvida que me causa certa agonia por não saber a resposta. É  o seguinte:
Imaginem que eu tive um filho. Imaginem que eu não tenho coração e resolvo abandonar essa criança logo após o parto. Tipo, jogo no lixo e saio correndo sem que ninguém me veja. Alguém encontra essa criança e a entrega pro orfanato como uma criança sem pai, sem mãe, sem documentos e, o mais importante aqui, sem nome. E ninguém quer adotar o tal bebê. Vão ter que registrar essa criança, certo? E se vão registrar, ela teve um nome previamente escolhido. Até aí normal, mas e o sobrenome? Mesmo que digam lá no orfanato que a criança tem cara de João, de onde vão tirar um sobrenome se ninguém sabe quem é o pai ou a mãe? Alguém pode me responder?
Agora, outra dúvida que muito me incomoda:
Vamos imaginar que essa mesma criança aí de cima, o João Sem Sobrenome, nasceu sem mãos ou pés. Triste, eu sei, mas isso é necessário para que eu explique minha dúvida. Daí, o João Sem Sobrenome cresceu um pouco e chegou a hora de tirar um RG. De onde é que vão tirar as digitais dele se ele não tem pés e nem mãos? Alguém pode me responder n°2?
Essas duas questões me intrigam muito mais do que saber de onde vim e pra onde irei. Juro.

***
Trilha Sonora: Que Loucura - Cachorro Grande.

4 comentários:

maray disse...

Vou chutar, usando o (pouco) bom senso que julgo ter: se o cara não tem sobrenome acho que tascam um silva nele. Porque inventar na hora um "orleans e bragança" não é fácil, né?

Quanto à segunda, imagino que ponham no lugar da identidade só a foto e alguma descrição. Não imagino que seja muito comum alguém por aí sem pernas nem mãos, a ponto de gerar dúvidas quanto à identidade.

Mas, vem cá, o que vc fez ontem à noite, pra ter esse tipo de dúvidas? Andou bebendo demais da conta? :D

Eu Hein Natasha disse...

Nossa nunca tinha pensado nesse role do sobrenome mas já tinha pensado do sem digitais pq vi um mano o youtube, q não tem membros, uma q dá palestras sobre superação e fiquei imaginando a vida dele e q ele poderia ser um super criminoso... mas enfim, tb queria saber!!!
=***

a ana do 2º esquerdo disse...

lol eu acho que uma pessoa sem maos e sem pés nao pode ser um super criminoso....
enfim, sobre os nomes.
se a criança for adoptada, ela ganha os nomes dos pais adoptivos. se não for adoptada, ne instituiçâo dao-lhe um nome ao critério deles

Atitude: substantivo feminino. disse...

Entrei achando que alguém ia ter a solução da sua indagação.
Bom o sobrenome de fato não existe. É o ome só, ou com um sobrenome adotada exemplo: Juliana de Jesus. Simples assim.
Com relação a impressão digital eu também não faço idéia...
Sera que algum leitor terá a reposta??