segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dear young me

Olá, Camila de 8 anos.
Há tempos eu queria te escrever, mas como você sabe, a vida adulta é cheia de compromissos sem sentido e as coisas realmente importantes acabam ficando de lado.
Tem tanta coisa que eu quero te dizer, mas não vai dar tempo para tanto, sei que você precisa voltar para a sua Barbie e acabar de montar aquela casinha enorme que ocupa toda a sala da sua casa.
Então, vou tentar selecionar só o essencial, o que eu acho que vai realmente ser útil para você daqui um tempo.
Você ainda é criança, tem muito o que aprender, mas saiba que não vai crescer muito. Vai esticar um pouco até os 11 anos e depois vai parar de crescer. Cuidado com o seu corpo, porque depois dos 15 anos o peso que você ganhar, dificilmente vai sumir do seu corpo e em algum momento, não sei exatamente quando, todo o sedentarismo que você cultiva desde tão pequena se voltará contra você e até uma pedrinha na vesícula você vai ganhar (sabe onde fica? Lado direito, na barriga. Lado direito é o lado da pinta no seu dedo indicador. Achou?). Quando ela doer muito, tome chá bem quente e caminhe em círculos pela casa. Não vai passar a dor, mas vai te distrair um pouco.
Falando em dor, você está prestes a passar pela maior dor da sua vida. Ano que vem, antes de completar 9 anos. Não vou te contar o que é porque não quero te fazer sofrer antes da hora. Até porque, você vai sofrer pelos próximos 16 anos e mais. Quando acontecer você vai saber, mas, até lá, siga apenas esse conselho: coma morangos. Aprenda a gostar deles agora e coma muitos. Um dia você entenderá.
Depois disso não vai ter muita coisa de nova na sua vida por algum tempo. Mudanças de casa, mudanças de escola, novos amigos e um retorno. Não são grande coisa porque você não vai se abalar muito. Acho que você não se importa com mudanças. Deve ter nascido com uma malinha na mão, pronta para dizer adeus e ir para algum canto. Isso pode parecer natural pra você, mas para algumas pessoas essa será uma das suas grandes qualidades quando for adulta: chama-se desprendimento.
Mas disso eu te falo um outro dia. Sua irmã está esperando você para terminar de dividir os móveis da casinha de vocês.
Ah! E cuidado com massinha de modelar nesse tapete da sala. Se grudar, nunca mais vai soltar.
Agora vai ai lá brincar com a magrela da voz ardida. Outro dia eu volto para terminarmos nosso papo.

***
Esta será uma série de posts inspirados no Dear Young Me, um site onde você deixa conselhos para você mesmo quando mais jovem. Como eu tenho muito a dizer para a Camila criança, preferi escrever cartinhas aqui mesmo.

***
Trilha Sonora: Pra Onde Você Vai - Lobão. Tô num vício de Lobão esses dias...

2 comentários:

Aline Magalhães disse...

Amei a ideia.
Acho que vou fazer no meu e deixar o link da sua caixa.
Seu texto ficou lindo Camila.

Beijinhos.

Letícia Guedes disse...

Nossa! é bom,né? Refleti sobre o que gostaríamos de saber antes...

Acabei fazendo uma cartinha pra mim também...

Beijo