terça-feira, 12 de agosto de 2014

Dafiti: Não recomendo

Faço compras na internet há quase 10 anos. Já paguei por boleto, depósito, cartão de crédito, débito direto e, o mais importante, embora nem sempre eu tenha recebido os produtos, eu nunca perdi dinheiro. Todas as vezes que algo de errado aconteceu no meio da transação (produto em falta, falha no pagamento, cancelamento do pedido...), meu dinheiro foi devolvido prontamente ou, quando não era o caso de devolução, nenhuma cobrança chegava a ser feita.
Então, se me perguntarem o que eu penso de compras on line, eu digo com certeza: recomendo! É cômodo, é prático e é seguro. Desde que - sempre há um porém - você saiba de quem está comprando.
Estou acostumada a comprar em lojas grandes, conhecidas ou, quando não as conheço, que tenham a indicação de alguém que eu conheça ou que estejam dentro de sites maiores, como Tanlup.
Um detalhe é que, em todos esses anos, eu nunca arrisquei comprar roupas ou sapatos pela internet. É que já tenho problemas para achar roupas e sapatos que me sirvam em lojas físicas, onde posso entrar e provar, daí, pra evitar a fadiga e o risco de perder dinheiro, sempre preferi não comprar on line.
Até que, dia 14/07, me apaixonei por uma sapatilha (em promoção! Melhor ainda!) no site da Dafiti.
Minha irmã, também acostumada a comprar on line, já tinha comprado na Dafiti algumas vezes e elogiou o bom atendimento e o serviço de troca de produto deles.
Se ela recomendou, deve ser bom, né? Aham.
Comprei. Paguei por boleto no mesmo dia e esqueci. De verdade. Esqueci que tinha comprado.
Acontece que minha irmã comprou um sapato no mesmo dia que eu e, meu amigo! não prometa nada para a minha irmã! Principalmente um sapato! Ela não esqueceu. Só ficou calada riscando os dias no calendário dela.
Então, dia 31/07, ela me chamou no chat do fb e perguntou "E o sapato? Chegou?". Por uns minutos achei que fosse alguma surpresa e ela ia me dar sapatos. Oba! Mas aí me lembrei.  
- Chegou nada. Pra quando era?
- O prazo era até segunda.
- Ah, hoje é quinta, então pode chegar amanhã ou na segunda ainda.
- Não, cabeça. Era até segunda passada. Estourou o prazo já.
Ah, mano! Não me dê prazos que você não pode cumprir! Não me faça promessas que não pode sustentar.
Fui vasculhar o site em busca de informações.
Depois de rodar por uns minutos, sem notícia alguma do status do meu pedido, achei uma notinha, no alto da tela, numa linha preta discreta (pra mim, sinceramente, pareceu uma linha de aviso de 0800 ou "Faça aqui o seu login", estilo o da Saraiva) falando que estavam aprimorando os serviços e que informações sobre o status das compras podiam ser encontradas ali. É. Não estavam na área "Meus Pedidos" ou "Minha conta", como TODO SITE faz. Estavam em um cantinho bem discreto, no topo do site.
Já comecei a me irritar aí. Se o cara tem o campo "meus pedidos" por que caralhos não coloca ali todas as informações a respeito dos meus pedidos? 
Ok. Vai ver eu que sou meio cega e não achei antes. Vamos ver, qual o status do meu pedido...
"Pagamento Aprovado"
Sério? Lógico que foi aprovado, cacete! Paguei por boleto, no mesmo dia da compra. Se o dinheiro saiu da minha conta e não voltou, é porque entrou na conta da loja. Agora me diz uma novidade.
Demorei mais uns bons minutos procurando uma informação mais concreta, algum lugar para rastrear a compra, saber onde o Correio havia enfiado o meu sapato (não responda!), qualquer coisa. Nada.
Por fim, fui cuidar da minha vida e resolvi aguardar um contato da loja ou o tio da transportadora bater no portão com os sapatos.
Quando foi dia 02/08, já estouradíssimo o prazo de entrega, me mandaram um e-mail avisando que, Opa! Malz aê, não vai ter sapato pra você, viu, querida? Mas toma aí um vale-compras no valor que você mesma já tinha nos dado pelo sapato que nós não vamos te entregar. Um vale-compras, amiga! Olha que bondade! Você pagou esse exato valor, não recebeu merda nenhuma, mas vamos te dar um vale-compras porque somos muito legais e super bonzinhos. Aceita essas mangas também como prova de amizade
No final, o aviso que se eu quisesse alterar a forma de restituição, era só responder ao e-mail deles.
LÓGICO QUE RESPONDI! Não quero vale nenhum! Eu comprei sapatilhas! Dei um valor em dinheiro para ter em troca um par de sapatilhas. É assim que funciona o comércio no sistema capitalista.
Pedi meu dinheiro de volta assim que vi a mensagem deles, no dia 03/08. Aguardei.
Aguardei mais.
Aguardei mais um pouco.
No dia 10/08 me mandaram outro e-mail pedindo meus dados bancários para prosseguirem com a devolução do meu dinheiro. Passei tudo no mesmo dia e até o momento o status é aguardando.
Quer dizer que no fim das contas, além da canseira pra receber o produto que eu comprei e NÃO vou receber, ainda estou tomando outra canseira pra ter de volta meu dinheiro.
Não é nem R$ 30,00 então, veja bem, não estou reclamando de valores. Estou reclamando porque é MEU. Estou reclamando porque, como disse no começo do post, compro há anos pela internet e nunca tive problemas com loja nenhuma. Desde lojas grandes até lojas de "fundo de quintal", pequenas, que só trabalham com produção sob encomenda. Quando acontece de não ter um produto, a loja é ágil para avisar e propôr uma troca por outro produto ou devolução do valor pago.
Gente, isso aqui é internet, é o mundo da máquina! As coisas funcionam num piscar de olhos. Eu mando a mensagem aqui e em poucos segundos ela está aí. Só depende da boa vontade de quem vai responder para que o retorno seja na mesma velocidade.
E, nesse caso, não houve boa vontade, não houve agilidade, não houve competência.
Se a loja não tem o produto (ok, produtos esgotam, acontece), tem que ser muito rápida para dar esse retorno ao cliente e ele poder ter a escolha que for mais adequada ao caso dele. Não era o meu caso, mas e se eu fosse dar essa sapatilha de presente? E se eu fosse usar numa festa? A gente compra e paga esperando receber o produto. Se ele não vai chegar, a loja tem obrigação de dar uma alternativa rápida para a falha deles.
Enfim, não costumo fazer post desse tipo aqui, mas eu também não costumo ter problemas com as compras que faço.
A lição que fica pra mim é: nunca mais comprar na Dafiti.
E, se alguém me perguntar ou cair aqui por acaso, tá aí a novela (aguardando o final feliz que será quando meu dinheiro voltar pro meu bolso). Compre por sua conta e risco.


***
Trilha Sonora: I Got You Babe - Cher & Sonny. Minha preferida pra cantar sem parar quando quero irritar alguém.

Nenhum comentário: