segunda-feira, 9 de março de 2015

Whatsapp Web - Como Usar o Whatsapp Direto do Seu Computador

Hoje, fugindo um pouco do centro do meu umbigo, vou dar uma dica marota pra você, leitor comunicativo que tá sempre com o celular na mão pra falar com os amigos no Whatsapp e fica dividindo seus dedos entre digitar no tecladinho do seu celular e digitar no tecladão do seu computador. A dica é: Whatsapp Web. Não é app de terceiros e nem esqueminha xing ling. É coisa oficial.
Vou ensinar:

1 - Veja se o Whatsapp do seu celular está atualizado na última versão. Se não estiver, tente atualizar (google play, etc e tal).


A tela é essa, dentro da Google Play. Se o meu estivesse desatualizado, aqui haveria um botão "Atualizar".

2 - Depois que atualizar, entre no menu principal do Whatsapp, os "três pontinhos" que ficam no alto da tela principal e veja se tem ali a opção Web. Se tiver, selecione.

Tela do meu celular, na versão atualizada do app.

3 - O Whatsapp vai te orientar a abrir no navegador (que tem que ser o Chrome, Firefox ou Opera) do seu computador o endereço web.whatsapp.com (sem o www ou http:// mesmo). Obedeça e abra.

4 - Agora no computador, o site exibirá um QR Code (aquela imagem quadradinha em preto e branco). Pegue o seu celular e aponte para a tela do computador para que a sua câmera leia o código.

5 - O celular e o computador entrarão em sincronia e as conversas do celular ficarão visíveis na tela do computador. Pronto!

A tela que você verá será assim:


Ao lado dos nomes ficam as fotos dos grupos e contatos, exatamente como no celular. Apaguei por questão de privacidade, claro. E não estou na onda do Movimento Brasil Livre, não. Estava respondendo uma pergunta sobre o assunto.

Único problema que encontrei até agora é que o celular precisa estar ligado e com internet ativa para funcionar a versão web. Caso contrário, se o sinal de internet cair ou estiver fraco, ficará aparecendo uma mensagem de que o aparelho não está ativo e você não conseguirá usá-lo até a internet voltar.
Então, vamos supôr que você esqueça seu celular em casa e queira usar o Whatsapp no trabalho, por exemplo. Você até vai conseguir, desde que o celular tenha ficado ligado e conectado à internet.
Fora esse inconveniente, achei bem legal usar. A versão web é bonita e praticamente idêntica à versão mobile, além de ser super simples e rápida para configurar (nem vou dizer instalar porque, na real, não instala nada. Só tem que configurar pra "espelhar" o celular no computador)
Outra coisa que gostei foi a possibilidade de enviar arquivos de fotos e vídeos (não tentei outros formatos) direto do seu computador para os seus contatos. Bem prático por não precisar puxar os arquivos pra nuvem pra depois pegar do computador pro celular ou ter que jogar do computador pro micro SD do celular ou... etc.
Enfim, recomendo.

Se quiser conferir o passo a passo mais técnico, detalhado e oficial, aqui você acessa o site oficial do Whatsapp Web.

***
Estou ensaiando esse post há mais de 1 mês, então é possível que muita gente já esteja usando a versão web. Em todo caso, sempre tem quem não conheça e achei válido divulgar. Aproveitem!


***
Trilha Sonora: Serpente - Pitty. Acordei com ela na cabeça hoje e ainda bem que adoro.

Nenhum comentário: