segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre música boa que um dia será ruim

Eu adoro música. Desde sempre, ouço muita música. Cresci (na verdade não cresci muito) com o meu pai tocando violão e minha mãe cantando enquanto limpava a casa com o rádio ligado.
Com o tempo, fui desenvolvendo meu próprio gosto musical que, hoje, vai muito além da MPB/Pop Rock que cresci ouvindo por influência dos meus pais.
Acontece que, em um período da vida e eu acredito que isso aconteça com todo mundo, você se distancia do que te ensinaram que era bom e passa a buscar coisas novas, que tenham a ver com você. Só que isso que você diz que tem a ver com você, às vezes só tem a ver com o momento da sua vida ou com quem é você naquele momento da sua vida.
Aí passa um tempo, você muda, sua vida muda e aquela trilha sonora que dizia tanto sobre você passa a ser só mais uma música tocando no rádio (vocês ainda ouvem rádio, né?).
Quando a música era boa, tudo bem. Você até pode ouvir com saudade e lembrar que há pouco tempo aquela letra dizia tanto sobre você e hoje é só uma música como tantas outras. Mas e quando você associa a sua vida e os seus momentos importantes às músicas "modinha" que, dentro de 2 ou 3 anos, já não serão consideradas boas nem pra você?
Falo isso porque eu já tive minha época de gostar de modinhas de MTV e rádio, colava pôster na parede do quarto, rabiscava versos de músicas e nomes de bandas na capa do caderno e achava que aquelas eram as músicas mais fodas do mundo, as melhores bandas já descobertas e... um dia passou.
Aí vejo a molecada de hoje fazendo o mesmo que eu fazia e fico pensando que um dia eles vão se envergonhar de dizer que ouviam um cara que veste calça verde com camiseta vermelha e usa esses cabelinhos ridículos. Além, é claro, do agravante maior: não cantam nada, não tocam nada e nem as letras dizem muita coisa. Mas é claro que isso só será percebido quando a vida tiver mudado e as bandinhas "boas" de hoje se tornarem uma mancha no passado da molecada.
Ah! Antes que perguntem, minha mancha musical do passado é Hanson e Spice Girls. Mas só digo que é mancha porque nunca foram reconhecidos como boa música de verdade, apesar de eu continuar defendendo eles e, de vez em quando, ainda ouvir algumas músicas de quando eu tinha 12 anos.
O fato é que a "música ruim" de ontem, que eu ouvia, ainda é bem melhor que a música ruim de hoje que é, de fato, ruim.

***
Trilha Sonora: Especial Black Eyed Peas na MTV. É, esse post foi escrito logo após o último post publicado. E, sim, MTV não é a melhor referência de música boa hoje em dia. Por isso não vejo os programas "musicais" deles.

2 comentários:

Atitude: substantivo feminino. disse...

Oi Mila.
Tirando meu marido, a única coisa que sinto saudade quando estou no exterior é a música.
Sou muito fã de música brasileira.
Não falo de mpb, bossa nova violãozinho não..gosto de tudo.
Gosto de cantores nacionais, música nacional, letra, som..gosto da nossa música.
Na minha humilde opinião, é o melhor produto do Brasil.
Música.
Melhor que praia e bunda.

Beijos!

Eu Hein Natasha disse...

Td era( sou na verdade) fã das Spice, tenho até o estojo e uso, sem medir como isso deve manchar minha imagem, na vida afora.
Mas tenho essa coisa de q um dia td q erabom será ruim, mas tb tenho a coisa de q eu vou continuar gostando de coisa ruim assim mesmo. E feliz.
=**