sábado, 15 de janeiro de 2011

Velho Eu e Novo Eu

Quando eu era pequena, eu ia muito ao Memorial da América Latina com meus pais. Quer dizer, acho que eu ia muito, porque tenho muitas lembranças de estar lá, mas não sei dizer o que nos levou lá tantas vezes. Vou perguntar à minha mãe hoje, quando ela me ligar.
Enfim, o fato é que, em uma dessas idas ao Memorial, meus pais tiraram uma foto minha ao lado daquela mão com a mancha vermelha no meio.
Pausa para novas informações:
Fui ver no Google se achava fotos dessa mão que eu falei e descobri que:
* O Memorial foi inaugurado em 18 de março de 1989. Um dia após o aniversário de 1 ano da minha irmã. Nessa época, eu tinha 2 anos, quase 3. As fotos são dessa época, então a gente ia lá logo que ele foi inaugurado.
* Descobri que o projeto arquitetônico é do Niemayer. 
* Sobre a mão, achei o seguinte: "Na Praça Cívica está localizada a escultura moldada em concreto conhecida como ‘A Grande Mão’, a qual representa o sangue vertido pelos mártires da América Latina que combateram e muitas vezes deram a vida pela conquista da liberdade; este é um dos símbolos mais significativos do Memorial". Eu lembrava que tinha algo a ver com o sangue derramado dos Latino Americanos, mas essa explicação tá mais completa. E no link  de onde eu peguei a informação acima, peguei emprestada também a foto.




Fim da pausa para novas informações.
Voltando ao assunto do post, meus pais tiraram uma foto minha ao lado da tal mão.
Anos se passaram, até que um dia, eu e meu pai resolvemos voltar lá para ver o que tinha de novo.
Entre as exposições e aquela sala linda da maquete da América Latina abaixo do piso de vidro, resolvi  que eu queria uma foto nova ali. Sentei em um banquinho, fiz cara de qualquer coisa e a foto foi tirada.
Tempos depois, eu soube da existência de um site que coleciona fotos nesse estilo "antes e depois", mas de forma mais elaborada: você deve recriar a cena de uma foto antiga, com o máximo de elementos que conseguir. O site é o Youg me/Now Me.
Achei a idéia linda e ainda vou voltar ao Memorial para tirar uma foto mais fiel, usando uma roupinha parecida (acho que era um vestidinho) e imitando a pose que fiz há uns 22 anos, em pé ao lado da mão.
Quando eu for à casa da minha mãe, vou roubar a foto (e ela vai ficar muito brava comigo porque odeia quando roubamos as fotos da família) e vou mostrar pra vocês as duas aqui.
Aí, enquanto isso, vocês podem usar o Young Me/Now Me como inspiração para recriarem suas fotos antigas.
Melhor do que tirar foto fazendo aqueles biquinhos pseudo-sexy, né?


***
Lembrei de novo do Young Me/Now Me quando vi um link no site da revista TPM.


***
Trilha Sonora: Raimundos no Ao Vivo MTV, quando eles ainda eram uma das melhores bandas do rock nacional.

Nenhum comentário: